À descoberta de Lisboa
- Jornal Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
Dia 6 de março, pelas cinco da manhã, já se fazia sentir a agitação junto à Flávio Gonçalves. Todos prontos para partir rumo à capital. O Sr. Manuel de “Mar de Prata” acolheu-nos com toda a simpatia e a viagem decorreu com tranquilidade e muito entusiasmo.
Chegados ao Estoril, em contacto com um tão esperado sol e temperatura amena, a professora de Educação Física fez-nos despertar com uma grande caminhada pelas paisagens costeiras, praia do Estoril, praia da Poça e praia da Azarujinha, onde sobressaía o Casino Estoril e o Forte da Cruz de frente para o mar, bem como toda esta calma e bela localidade, paraíso de veraneio de nobreza e realeza.
De seguida, já em Benfica, visitámos o jardim e palácio do “Beau Séjour”, mandado construir pela viscondessa da Regaleira e atual Centro de Estudos Olisiponenses (desde 1992). Fomos congratulados com uma visita guiada a este espaço museológico, onde admiramos o estampilhado dos azulejos e os magníficos tetos e interiores, obra dos irmãos Bordalo Pinheiro.
O almoço, em Belém, foi animado e doce, graças aos famosos pastéis de Belém e às vistas dos Jerónimos.
Já mais satisfeitos e com energia redobrada, fomos explorar, através de um circuito pedonal, a Baixa-Chiado: Praça do Comércio (Terreiro do Paço), Arco da rua Augusta, visita à igreja de S. Domingos e Sé de Lisboa, Casa do Alentejo, Praça dos Restauradores, Estação do Rossio, Livraria Bertrand, Chiado, Brasileira. Pudemos ainda contar com uma fantástica animação de rua com danças acrobáticas, breakdance, que prenderam a nossa atenção e nos divertiram.
Terminámos o dia em Lisboa Camping Bungalows, onde jantámos e nos instalámos em pequenos grupos. Foi uma experiência de convívio inesquecível.
No segundo dia, após arrumarmos os nossos Bungalows, e tomarmos o pequeno-almoço em conjunto, demos continuidade a esta animada visita e, apesar de algum cansaço, tivemos ainda imensa energia para experimentar e explorar "A Ciência de Pixar" no Pavilhão do Conhecimento. Foi muita a descoberta, “O Explora" é uma “verdadeira floresta de fenómenos naturais”, concebida originalmente para o Exploratorium de S. Francisco e que se tornou um clássico dos centros de Ciência em todo o mundo. Cada módulo é uma autêntica obra de arte onde o homem contribui com o engenho e a natureza com a surpreendente beleza dos seus fenómenos.” (https://www.pavconhecimento.pt/)
Visitámos e experimentámos apenas três áreas temáticas da exposição ”Explora” e ficamos encantados.
Temos muito a agradecer aos nossos queridos professores, Ana Cristina Sousa, de Educação Física, Esmeralda Araújo, de Francês, Hugo Malta, de Geografia e Artur Cadeco, de História, por nos proporcionarem esta experiência de conhecimento e de convívio que ficará na nossa memória e no nosso coração.
Muito obrigado a todos!

Alunos das turmas do 9º F e 9º G
Comments