Tendo como mote o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que se celebra anualmente no terceiro domingo de novembro (este ano foi no dia 17 de novembro), e o enquadramento com o conteúdo de Segurança e Prevenção Rodoviária do programa de Físico-Química do 9º ano, foi dinamizada uma atividade no auditório da escola, nos dias 27 e 28 de novembro, que consistiu numa ação de sensibilização “Estrada Segura”, promovida pela PSP – Escola Segura e pelo PES, dirigida a todos os alunos do 9º ano.
Esta atividade pretendeu alertar os jovens, dando-lhes a oportunidade para refletir sobre como podemos salvar milhões de vidas, atendendo a que mais de 1,3 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos. Anualmente, morrem mais jovens, entre os 15 e os 29 anos, de acidentes rodoviários do que de VIH/SIDA, malária, tuberculose ou homicídio.
Embora o desafio seja enorme, os esforços de todos podem fazer muito para evitar estas tragédias, diminuindo a sinistralidade e o número de vítimas que anualmente ocorrem nas estradas portuguesas.
Professora Dilma Soares (Coordenadora da atividade)
Comments