Na definição de áreas de competências do documento “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” lemos:
As competências associadas a Sensibilidade Estética e Artística implicam que os alunos sejam capazes de:
reconhecer as especificidades e as intencionalidades das diferentes manifestações culturais;
experimentar processos próprios das diferentes formas de arte;
apreciar criticamente as realidades artísticas, em diferentes suportes tecnológicos, pelo contacto com os diversos universos culturais;
valorizar o papel das várias formas de expressão artística e do património material e imaterial na vida e na cultura das comunidades.
Partindo deste pressuposto, as turmas 8ºC, 8ºD e 8ºE realizaram, na disciplina de Educação Musical, um trabalho de composição tendo como instrumentos o corpo e a voz. As composições baseiam-se, a nível estético/musical, nas ideias do compositor britânico John Cage, de quem, o também compositor e pedagogo canadiano Murray Shafer, afirma: “Os sons que produzimos – musicais ou não – os sons dos nossos corpos, os sons que nos rodeiam, quer no meio rural, quer no urbano, os sons do nosso ambiente doméstico, das salas de aula, dos teatros e salas de concerto, das ruas, praças, jardins, das pessoas, dos animais, da natureza, das máquinas, todos eles, na perspetiva de Cage, são Música. Precisamos, pois, de aprender a escutá-la” [Shafer, Murray: 1992, A Sound Education, p.108]
O trabalho realizou-se de acordo com um guião proposto pela professora, que organizou o processo criativo:
1. Trabalho em grupo
2. Escolha dos sons corporais e vocais a serem integrados na composição.
3. Organização dos sons escolhidos de forma a construir uma peça musical.
4. Escolha de um nome para a composição.
5. Gravação áudio do trabalho, tendo em vista a sua colocação no site do Agrupamento.
Os alunos decidiram os grupos de trabalho e, colaborativamente, chegaram ao resultado que é apresentado nos registos áudio.
O resultado final ficou muito interessante, mas em contexto de aprendizagem, o mais importante foi sem dúvida o processo criativo que antecedeu estes resultados.
Esperemos que gostem!
Professora Margarida Almeida
Comments