A turma do 5º A participou na atividade «Família a Ler» que decorreu na Biblioteca Escolar, no dia 3 de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Os pais foram convidados a vir à escola para fazer a leitura com os filhos, de um excerto de um livro à sua escolha.
O encontro começou com os agradecimentos e ainda a Inês Alves do 7º A a cantar.
Estas são as opiniões que contam:
«Gostámos muito da atividade «Família a Ler», porque sentimos a ligação dos pais com os filhos na leitura e, além disso, a interação com os alunos. Também promove a leitura entre os mais novos e, para os adultos, reforça essa paixão dos livros.»
Ária e Ariana
«Nós gostamos muito desta atividade, porque quando os filhos e os pais leem, incentivam todos a lerem mais. A nossa parte preferida foi o «Poeminho» que a Leonor Ferreira nos contou de cor, porque ela já o sabe desde pequenina.»
«Poeminho»
«ESSES QUE AÍ ESTÃO ATRAVANCANDO O MEU CAMINHO
ELES «PASSARÃO»
EU «PASSARINHO»
Gostamos muito de ter participado e agora vamos ler mais!
Carolina Gomes e Clara Lages
«O projeto «Famílias a Ler» foi uma oportunidade de conhecer novos livros e novas histórias.
Eu li com o meu pai o poema «Assim são os amores» de Ana Luísa Amaral que foi uma ótima poetisa, o poema «Pial» escrito por Fernando Pessoa e o «Poeminho do Contra» escrito pelo Mário Quintana.
Foi uma felicidade ler com o meu pai, para os meus amigos.»
Leonor Ferreira
«Eu adorei esta atividade, porque todos leram muito bem e também as histórias eram muito bonitas.
Ler é muito bom para a nossa cabeça, porque assim nós ficamos inteligentes e gostamos de ler sempre mais. As histórias que ouvimos ler eram sobre o amor e também sobre as pias, mas eu gostei mais sobre o amor, porque era muito bonita.
A menina que cantou «Quero voltar para os braços da minha mãe» cantou muito bem.
A atividade foi muito «fixe».
Amina
«Eu adorei a atividade porque ouvi muitas leituras, mesmo que ler não seja a minha atividade preferida, mas eu adorei e o meu livro preferido foi «Pedro Alecrim» de António Mota.»
Leonardo
«Gostei muito da atividade, pois li um bocado do livro «O Principezinho» com a minha mãe. Esta é uma ótima atividade para colocarmos os telemóveis de lado e criarmos laços de família».
Ana Coelho
«Na minha opinião, os participantes escolheram livros interessantes. Eu gostei do livro de António Mota e do poema «Pial», mas do que eu gostei mesmo muito foi do excerto do diário da Guerra Colonial.»
Duarte Debrões
«Nós gostamos de ouvir várias histórias e diferentes vozes. O livro de que mais gostamos foi «Assim são os amores».
Constança e David
«Na minha opinião é uma maneira de melhorar a relação entre pais e filhos.
Eu adorei a maneira como os pais se dedicaram à leitura com os seus filhos e, por esse motivo, a escola torna-se muito interessante.
Eu espero que esta atividade continue e ajude a melhorar a relação dos pais com os filhos.»
Maria Araújo
“Foi uma atividade enriquecedora e muito divertida. Para algumas famílias, o momento da leitura pode ser um momento em que estão sentados juntos, mesmo que muitos pais estivessem ocupados por razões profissionais, toda a turma ficou inspirada.”
Francisca
“Eu li com a minha mãe o livro “Pedro Alecrim” do autor António Mota. Eu adorei a experiência que tive e também adorei os livros dos outros alunos e alunos.”
Abel
“A atividade foi muito interessante, ver os pais dos meus colegas a fazer uma leitura criativa. Eu adoraria ler com a minha mãe, mas ela não pode. Gosto muito de ler e é uma das coisas que faço nos tempos livres.”
Afonso
«Foi superdivertida a experiência de ouvir vários pais com os seus filhos a ler livros e os filhos terem a possibilidade de ler um livro que lhes interesse.
Eu gostei muito do livro que o meu amigo Abel apresentou para a turma. São dois amigos, o Pedro e o Nicolau que mudaram da escola do 1º para o 2º ciclo e eu achei muito divertido e gostava de o poder requisitar. Todas as leituras foram boas, mas essa foi a minha favorita.»
Gustavo
«A leitura de que nós gostamos mais foi O «Poeminho» do contra. É um poema muito pequenino e fácil de decorar. Fala sobre um momento difícil da vida dele que escreveu este poema para se motivar e é do autor Mário Quintana.
Rodrigo e Tomás Silva
«Na minha opinião, a participação na atividade foi divertida por ler com a minha mãe. Foi enriquecedora… Gostei muito da experiência! Teve leituras engraçadas e foi bom ter lido e ouvido.»
Helena
O livro que eu mais gostei foi do «Pedro Alecrim». Eu li o livro «A todo o vapor» e gostei muito de o ler com o meu pai. Foi uma experiência muito «fixe»
Inês
Alunos do 5º A (Professora Paula Soares da Costa)
Comments