No âmbito da implementação do Plano Municipal para a Igualdade, o Serviço para a Igualdade e Cidadania lançou o desafio às escolas para incentivarem os alunos a participarem num concurso para eleger a melhor Campanha de Prevenção da Violência no Namoro. Assim, o projeto Oficinas de Bem-Estar em articulação com Cidadania e Desenvolvimento promoveu, a 22 de abril e 2 de maio, duas sessões para alunos do nono ano que decorreram no auditório da escola.
Participaram na atividade quatro turmas e a dinamização ficou a cargo das técnicas da CMPV e dos nossos alunos que se voluntariaram para ler o livro "Amar-te e Respeitar-te", projeto pedagógico de combate à violência no namoro de Helena Costa e do cantor e escritor Jimmy P. e Ilustração de Ana Gabriela. O livro compreende três histórias ficcionadas sobre casos de violência no namoro contadas para apresentar três realidades distintas: a realidade percecionada pela vítima masculina, com a história “Os homens não choram!”, a realidade percecionada pela vítima feminina, com o caso “Quanto mais me bates…”, e a realidade de uma relação de namoro vivida (não só, mas também) no mundo virtual, com a história “Todos os dias da nossa vida real e virtual!”.
No seguimento de cada uma das histórias, contemplou-se um capítulo com “Dicas e Conselhos”, em que foi explorada e simplificada uma diversidade de tópicos relacionados com a Violência no Namoro, como, por exemplo, os diferentes tipos de violência no namoro, o que é uma relação de namoro saudável, que comportamentos adotar para prevenir a violência na realidade virtual ou quais os procedimentos para pedir ajuda ou efetuar uma denúncia, entre outros.
Os alunos participaram com muito interesse e apesar do tempo ser curto para ainda participarem do concurso, houve quem se mostrasse disponível.
Professora Isabel Silva (Coordenadora do Projeto Oficinas de Bem-Estar)
Comments