No dia 18 de outubro de 2023, quarta-feira, às 21 horas, realizou-se, no Cine-Teatro Garrett na Póvoa de Varzim, a cerimónia de entrega de prémios dos Quadros de Valor e de Excelência aos alunos da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves. A entrega de prémios destinou-se aos alunos do 5ºano ao 9ºano que se destacaram pelos seus bons resultados no ano letivo 2022/2023.
Mesmo com o dilúvio no exterior, o Cine-Teatro Garrett estava repleto de calor humano, luzes cintilantes e excitação palpável. Uma noite de celebração e reconhecimento, na sua tradicional cerimónia de entrega dos prémios dos Quadros de Valor e Excelência. Este evento anual é aguardado com grande expectativa, não apenas para homenagear os alunos, mas também para os alunos demonstrarem as suas impressionantes capacidades artísticas.
Para abrir a cerimónia, discursaram a Diretora do Agrupamento e o Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino.
De seguida, o palco foi preenchido por vários intervenientes que atuaram de forma intercalada com a entrega dos diplomas. Foram ouvidas atuações de alunos de Educação Musical, com os seus tambores e flautas, acompanhados pelos respetivos professores. Com vozes harmoniosas e envolventes os alunos da área de Música do Curso Artístico Especializado do ensino básico entoaram a melodia de "Viva la Vida" com acompanhamento de piano.
Seguiu-se um miniteatro, que trouxe à luz a dolorosa realidade do “bullying” na escola. Com uma atuação autêntica, os alunos do 6º C exploraram as nuances de um assunto tão presente no dia-a-dia.
Sob a luz no palco, através da dança, desvendou-se uma narrativa contada não por palavras, mas por movimentos fluidos, precisos e carregados de emoção.
E para terminar, foi feita uma atuação pelos alunos da área de Música do Curso Artístico Especializado do ensino básico. Os alunos interpretaram a música “Conquistadores”, versão adaptada de "Conquistador" dos Da Vinci, canção selecionada para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1989.
Este espetáculo, grandioso e emotivo, transmitiu de forma indireta as aventuras, os desafios e os triunfos dos alunos da Escola Flávio Gonçalves, através da expressão artística.
A noite foi repleta de emoção à medida que os 270 alunos, dos diversos anos de escolaridade, e os diretores de turma foram chamados ao palco para a entrega dos diplomas e de uma lembrança da Editora Leya, da Porto Editora e da Câmara Municipal.
Fica o desafio para este ano letivo, para que o empenho e o trabalho dos alunos conduzam a uma nova cerimónia de reconhecimento no próximo ano.
“E vamos até à Flávio, para sonhos alcançar!”
Leonor Silva 9ºA (Professora Paula Lima)
Comments