Nesta interrupção do Carnaval começou uma nova azáfama na Nova!
Chegou a hora de agir e de transformar as ideias em ações concretas.
Deram-se os primeiros passos na construção da “Hortinha da Nova”, da oficina do Sr. Tomé.
Vamos ter uma horta na escola, tentaremos “semear a sustentabilidade do futuro”.
Tomé Arteiro, será o homem do leme. Ele, que deixou a sua pegada ecológica na estufa e no jardim botânico da Escola E.B. 2,3 da Flávio Gonçalves (a nossa sede do Agrupamento), tem agora a incumbência de ajudar a criar um Laboratório vivo nesta E.B.1. Na verdade, foi este assistente operacional o maior impulsionador deste projeto. A nossa comunidade abraçou com grande entusiasmo a sua proposta, a sua intenção, já que também ela ia ao encontro dos nossos propósitos.
Há que aproveitar a prata da casa! Sempre!!
Esta segunda-feira, dia 12 (véspera de entrudo), serrotes e martelos entraram em ação! Não, nada de fantasias!! A 1ª equipa arregaçou as mangas e chegou ao final do dia com os 4 tabuleiros montados.
Cada ano de escolaridade irá apadrinhar uma “hortinha”, será responsável pelo cultivo do seu tabuleiro, de acordo com o calendário hortícola para 2024.
Alunos e professores utilizarão a horta como um laboratório vivo para observação, experimentação, pesquisa e discussão sobre processos naturais, para fomentar o espírito de cooperação, o trabalho em equipa e o sentido de responsabilidade e para enfatizar a relevância da ciência nas questões do dia a dia.
Alfaces? Beterrabas? Salsa? Coentros? Mirtilos? Morangos? O que veremos ali nascer?
O 1º Passo já foi dado.
Que venha o 2º! Que venham os alunos!!
Está criado na E.B.1 de Nova mais um espaço propício à aprendizagem, um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades com vista à promoção, inserção e articulação de distintas áreas do conhecimento.
Neste alinhamento, deixamos também por aqui um agradecimento à Associação de Pais da Escola Nova por nos ter cedido as mesas circulares onde se pousaram os tabuleiros.
Nada vai ficar por aqui!
Em breve, voltaremos a dar notícias.
Bem hajam os que não largam os remos, mesmo em tempos de marés agitadas!!
Os nossos assistentes operacionais estão de Parabéns!
E posso-vos garantir que nesta Escola esta equipa abraça outros projetos. Sempre em prol do bem-estar das nossas crianças!
É bom trabalhar convosco!!
Professora Isabel Mata
Comments