Num contexto de trabalho colaborativo, realizaram-se, na turma do 5º A, dois DAC (Domínio de Autonomia Curricular) com a elaboração de marcadores de livros, atividade inserida no “Mês Internacional da Biblioteca Escolar” e a criação de desenhos digitais simples para a XXII edição do concurso “Artistas Digitais”.
A Biblioteca Escolar aderiu ao desafio nas duas atividades e aplicou a metodologia do referencial “Aprender com a biblioteca escolar” na pesquisa e tratamento da informação e no uso de um recurso digital - Microsoft Paint - favorito no Windows para a edição de gráficos simples.
A criação de marcadores de livros, na disciplina de Educação Visual, contou com a colaboração da disciplina de Português, na pesquisa e seleção de frases idiomáticas e teve grande adesão e criatividade da parte dos alunos. Nos «Artistas Digitais», o tema «Ética e Cidadania»” teve como plano de reflexão, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a maneira como nos relacionamos com os outros, como nos comportamos nas diversas situações do quotidiano e como classificamos as nossas atitudes (boas ou más ações). Permitiu relembrar sobre o que podemos fazer no meio local ou global para criarmos e mantermos um ambiente saudável em que todos possam coabitar em harmonia e de forma sustentável.
Os alunos aprenderam, realizaram trabalhos originais e criativos e ficaram a saber que a articulação da Biblioteca Escolar com o currículo das várias disciplinas tem grandes vantagens na compreensão dos conteúdos, na aplicação das aprendizagens e na qualidade didática do produto final.
Professoras Anabela Torre e Paula Soares da Costa
Excelente trabalho!!!!👏👏👏