Bola em movimento e sorrisos no rosto
No dia 13 de março, "Os pupilos do Sr. Tomé" deslocaram-se à Escola Sede, E.B. 2,3 Dr. Flávio Gonçalves, para participarem no seu primeiro jogo interturmas, no âmbito deste nosso Projeto desportivo.
A liderar esta 1ª equipa, constituída por alguns alunos (meninos e meninas) do 3º e 4º ano, da E.B.1 de Nova, está o nosso Assistente Operacional Tomé Arteiro.
Tomé para uns, Sr. Tomé para outros, é o rosto da Escola que, nos tempos dos intervalos, vai gerindo os “Cristianinhos” da Nova.
O Sr. Tomé abraçou este projeto com o intuito de ajudar a pequenada a gerir as emoções, os turbilhões… provocados pelas bolas em movimento e até mesmo quando já não estão na posse da bola. Para além das regras, trabalha-se a técnica, trabalham-se os afetos, despertam-se sorrisos, investe-se em corações mais felizes.
Sim, porque não nos podemos esquecer que pertencemos à rede de Escolas de Amor! E nessa rede cabe tudo. Tudo o que faça com que as nossas crianças cresçam mais felizes.
Voltando ao jogo, esta quarta-feira fomos a equipa visitante. A equipa da casa foi constituída por vários alunos do 6º ano, alunos do 2º ciclo, da professora de Educação Física, profª Paula Campos, a quem muito agradecemos pelo facto de ter agarrado nos remos e ter remado connosco, promovendo assim este 1º encontro desportivo.
Enquanto não chegava a hora do apito inicial, o Sr. Tomé andou a mostrar alguns cantos à casa. A fotógrafa do dia distraiu-se com a alegria da pequenada, mas ainda captou alguns momentos. O Sr. Tomé também não escondia a sua felicidade. Levou-nos ao jardim das suculentas, àquele que também já foi o “seu” jardim…
Não tardou, entramos no ginásio.
Aproximou-se o momento tão esperado! Ouvimos o apito! Sentimos o nosso eco! Foi bonito de se ver e de se ouvir. Os alunos da Flávio gritavam pela Nova e os da Nova gritavam pela Flávio. Foi muito fair play!!!
Terminamos com um resultado também ele muito simpático: 2-2 (sem quaisquer tipo de favores).
Todos os intervenientes (de ambas as partes) participaram com grande entusiasmo, espírito competitivo e com enorme respeito pelo adversário.
Parabéns a todos!!
Uma experiência a replicar, seguramente! Obrigada a todos aqueles que a tornaram possível.
Fica por aqui também um agradecimento especial à Associação de Pais da nossa Escola, da Escola E.B.1 de Nova, por terem tratado, gentilmente, do “dress code“ da nossa equipa.
Professora Isabel Mata
Muitos parabéns pela iniciativa!