A melhor maneira de conhecermos a história de uma cidade é visitando o seu museu. Um museu cheio de história que tirará todas as dúvidas sobre os nossos antepassados.
Criado em 1937, o Museu Municipal da Póvoa de Varzim mantem as suas raízes na História e Etnografia locais, destacando-se a “Sala do Mar”, dedicada aos costumes e às tradições da classe piscatória poveira.
Há cerca de dois anos, o Museu Municipal da Póvoa de Varzim foi dos primeiros serviços públicos a ver as suas portas fecharem, devido ao Estado de Emergência decretado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
“Estávamos com muita atividade. Tínhamos visitas guiadas e conferências programadas (…) Tivemos que parar também com a divulgação de algumas atividades, como um curso de joelharia (…)” – lamenta Deolinda Carneiro, Diretora do Museu.
Apesar de todas as incertezas, Deolinda Carneiro mostrou-se sempre confiante e determinada no que diz respeito à reabertura das portas – “Cabe-nos avançar com o estudo, com a pesquisa, o tratamento, a organização e arrumação da documentação. Temos consciência que o retomar vai ser lento e ser refeito com muito cuidado”.
Em 2022, a agenda do Museu Municipal da Póvoa de Varzim apresentou-se bem recheada de exposições e eventos, dos quais se destacam a exposição “A Camisola Poveira - da Tradição à Inovação” e a “Noite dos Museus” que assinalaram o regresso à normalidade.
Este é um espaço privilegiado da nossa cidade e que deverá ser visitado por todos nós, poveiros!
Alice Rosa 8ºA (Professora Paula Lima)
Comments